História Janduís - RN 

Durante o período colonial existia, na região hoje ocupada pelo Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, uma confederação de tribos Cariris, hostil à Coroa portuguesa. Dentre estas uma das mais aguerridas era a dos Janduís, cuja denominação deriva de Nhandu-í-a ema pequena, o corredor, o veloz. As balas e as botas dos colonizadores quebraram essa resistência, assim como a escravidão e as doenças dissolveram as tribos. Restaram a lenda e o nome.  

A área territorial onde hoje se localiza o Município de Janduís era em 1878 uma propriedade agrícola conhecida por São Bento Velho, pertencente ao Sr. Vicente Gurgel do Amaral, na qual ele criou sua família composta por 11 (onze) filhos dentre os quais se destacaram Canuto Gurgel do Amaral e Daniel Gurgel do Amaral, com a morte do patriarca da família o Sr. Canuto Gurgel (1891-1951) assume a administração e liderança familiar. Considerado o fundador do Município, doou terras à Padroeira (igreja), foi o animador local, construíram as primeiras residências, os prédios comerciais e instalou a 1ª (primeira) feira em 1926. Durante as feiras era muito comuns, a ocorrência de tumultos, confusões e troca de bofetes. Daí a alcunha de São Bento do Bofete, denominação pela qual o vilarejo ficou conhecido durante muito tempo.

Distante 286 km (quilômetros) de Natal, o município de Janduís possui uma área territorial de 351,1 km² (quilômetros quadrado), equivalente a 0,66% da superfície estadual, tendo como coordenadas geográficas – 6° 00’ 56’’(06 graus e 56 segundos) de latitude sul e 37° 24’ 32’’ (37 graus, 24 minutos e 32 segundos) de longitude oeste. Altitude da sede em relação ao nível do mar é de 141 metros. Situando-se na micro-região homogênea do Médio-Oeste, no Polígono das secas, sertão do Rio Grande do Norte. A sede do município localiza-se à margem do pequeno rio “Adquinhon” ou das “Croas”. A população é de 5.597 habitantes, sendo 2.843 homens e 2.754 mulheres.

O Município conta com 3.761 habitantes na zona urbana e 1.836 na zona rural, apresentando um IDH _(Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,604 e esperança de vida ao nascer de 61 anos.  Sua fundação oficial data de 1962, quando foi desmembrado do município de Caraúbas, por decisão da Câmara Municipal de Caraúbas em sessão realizada em 24 de abril de 1962. No mesmo ano através da lei nº 2.746 do então governador do Estado Dr. Aluízio Alves, emitida em 01 de maio de 1962, foi criado este Município. A instalação do município ocorreu aos 12 de junho de 1962, com a presença do Sr. Juiz de Direito Dr. Mozart Menescal, da 3ª vara, Comarca de Mossoró, em seguida foi nomeado pelo governador do Estado o Sr. Lourival Canuto de Araújo, para a função de Prefeito em 23 de agosto de 1962, permanecendo no cargo até a posse do 1º (primeiro) Prefeito eleito o senhor Miguel Véras Saldanha.

 


Site Oficial
  janduis.rn.gov.br
  Fonte: Publicado pelo Município